sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pretendente a um emprego em uma loja representante da TIM, se decepciona com a entrevista


O jovem Jussiê Dantas de Brito, 23 anos, natural de Jardim do Seridó, procurou na tarde desse sábado (06) a direção desse blog, para fazer uma reclamação sobre uma entrevista que o mesmo concedeu na última quarta-feira a uma profissional de RH (recursos humanos) representante da loja MC Telecom – TIM da cidade de Caicó – RN, local onde aconteceu a entrevista.


Além do entrevistado citado aqui, também participaram da entrevista outras 27 pessoas, todas almejando uma vaga na referida empresa.

Brito, que nunca tinha passado por uma experiência como esta, se disse decepcionado e abatido com o assunto das perguntas feitas pela consultora. Segundo Jussiê, “a entrevista foi injusta, pois o conteúdo não abordava nada sobre a empresa e nem em relação aos produtos comercializados pela mesma.”

O mesmo disse ainda que ficou constrangido uma vez que tinha pesquisado e estudado quase tudo sobre o surgimento, detalhes técnicos, serviços e os produtos da operadora, o que não foi pedido durante a entrevista.

Segue abaixo as perguntas feitas pela consultora de RH:

1. Qual sua personalidade?
2. Cite uma boa recordação da sua infância.
3. O que você mais gosta?
4. Qual seu super – herói favorito?
5. Qual lugar (s) que você gostaria de apagar da sua mente e por quê?
6. Se você trabalhasse em uma empresa e descobrisse que ela faz algo ilegal, o que faria?
7. Se você recebesse um lápis e fosse permitido que fizesse cinco coisas com esse objeto, menos escrever, o que faria?

E você leitor, também concorda com o ponto de vista do entrevistado, ou acha imaturo?

3 comentários:

  1. Não concordo embora compreendo.

    Sou funcionário de uma empresa no RJ, faço parte também do setor de RH e estamos buscando formas mais atuais e inteligentes de captar novos colaboradores. Diria inclusive para o caríssimo Jussiê, que a empresa na qual ele participou da seleção no mínimo é muito bem preparada para tal serviço, visto que não fez o previsível, ou seja, o que ele e os demais suponhavam que iria acontecer.
    Para informação do candidato que apostou no provável e esqueceu das mudanças que o mercado exige e que as grandes empresas acompanham deixo o esclarecimento.
    Essa seleção avalia a competência do candidato no lado emocional. Pois por mais que o mesmo estudasse sobre a empresa ele não teria o conhecimento que a mesma iria necessitar. Ele buscou informações que qualquer pessoa poderia ter. O que a empresa esperava dele naquele primeiro momento era analisar o perfil, o conhecimento, com certeza viria logo em seguida.
    É isso aí Jussiê, não fique triste, mas saiba que a avaliação por competência, já é bastante utilizada na atualidade e baseia-se em fatos concretos e mensuráveis com foco no comportamento e numa metodologia consistente, testada e comprovada pelo mercado empresarial.

    Parabéns pela empresa que busca se atualizar e acompanhar o que o mundo corporativo exige.

    Rivaldo, Gestor de Recursos Humanos.

    ResponderExcluir
  2. Para esclarecimento:

    Achei interessante a colocação do candidato, mas pouco embasada no conhecimento. E gostaria de esclarecer que:
    A Seleção por Competências tem como benefício, a objetividade e o foco que outras metodologias de Seleção não oferecem.
    A Entrevista Comportamental é uma entrevista personalizada. Grande parte dos candidatos já vai para as entrevistas com respostas prontas para este tipo de pergunta, e quando encontra um profissional de seleção que se utiliza de “Perguntas Comportamentais com foco em Competências”, muda toda a dinâmica da entrevista e este profissional tem oportunidades muito maiores de conhecer mais profundamente o comportamento do candidato, fazendo “Perguntas abertas específicas, com verbos de ação no passado”, isto é investigando comportamentos passados em situações específicas da função, perguntas comportamentais que o ajudarão a investigar a presença ou ausência de competências específicas do PC no comportamento do candidato

    Parabéns Caicó pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu achei os comentários sobre a minha entrevista bastante esclarecedoras e até achei que o meu ponto de vista, foi de certa forma, precipitada e dominante em termos do meu lado emocional momentâneo.Irei começar a me centralizar mais no meu perfil pessoal, de acordo com as novas regras de "PERGUNTAS COMPORTAMENTAIS COM FOCO EM COMPETÊNCIAS",que as empresas andam buscando em suas entrevistas de emprego.Infelizmente continuo desempregado(risos)Ass:JUSSIE

    ResponderExcluir