terça-feira, 16 de março de 2010

Democratização que não seguiu os conceitos da democracia


Propagam alguns noticiários que o atual senador José Sarney foi o principal responsável pela transição que reconduziu o Brasil ao estado democrático de direito, que hoje estaria completando 25 anos.


Por que apontar José Sarney como o ícone da redemocratização desse país se ele e Tancredo Neves foram eleitos indiretamente (não há participação popular)? A democracia prega a livre escolha da soberania popular, a liberdade do ato eleitoral. O que não foi levado em consideração na escolha da chapa vitoriosa de 1985 composta por Tancredo e Sarney, quando foram eleitos pelo Colégio Eleitoral e não pelo voto direto. Sem falar que Sarney apoiou os militares por mais de 20 anos.

Teria o deputado federal Dante de Oliveira conseguido ser o grande marco da redemocratização, se sua emenda constitucional tivesse sido aprovada pelo congresso em abril de 1984, projeto que reinstalava as eleições diretas para presidente da república.

Hoje, 15 de março de 2010, realmente faz 25 anos, porém do fim da ditadura militar (15/03/1985), contudo o que assegura o direito de voto de qualquer cidadão brasileiro é a constituição de 1988. Isso sim, talvez possa ser considerado o passo decisivo para um país democrático.

Registro de dados dos políticos do Brasil

O UOL disponibilizou em sua página na web dados sobre políticos (prefeito, vice – prefeito e vereador) que se candidataram no Brasil entre 1998 e 2006, as informações foram autorizadas e fornecidas pela Justiça Federal. São disponibilizados dados pessoais, eleitorais e de declaração de bens dos candidatos. Clique na imagem para fazer a consulta.