segunda-feira, 30 de março de 2009

EVOLUÇÃO COMPUTACIONAL

Hoje os usuários dos desktops estão navegando em máquinas cada vez mais velozes e com diversas aplicações que se moderna constantemente, além de disporem de uma abrangente rede de conexões que interligam gente do mundo inteiro, através de sites, correio eletrônico e outras funcionalidades. Esses navegadores, muitas vezes nem imaginam como surgiu esse moderno aparelho, que hoje, sem dúvida, é um dos melhores meios de comunicação do planeta. Mas essa moderna invenção que existe nos dias atuais, só é possível, porque um dia alguém deu início a um trabalho que com grandes aperfeiçoamentos resultasse no que temos atualmente. Computadores com múltiplas funções e capacidade de armazenamento e processamento muito grande.

Alguns anos atrás...

O primeiro computador automático da história, conhecido como “Computador Mecânico Programável” ou Mark I foi inventado por Howard H. Aiken, em 1927. O americano, que também era engenheiro elétrico, físico, professor universitário e inventor, levou seis anos para desenvolver a máquina (1938 a 1944).

O Mark I pesava aproximadamente cinco toneladas, incluindo 500 milhas de arame, e só era usado para cálculos numéricos. Também possuía oito válvulas para registra 150 palavras de memória de revezamento  e 66 fitas de papel, armazenando um total de 20.000 palavras.

Fotos do Mark I:


*Texto adaptado do livro Informática Básica, André Luiz Manzano e Maria Izabel Manzano, 7°edição.