sábado, 11 de abril de 2009

Coincidência ou Imitação?

Em 06 de agosto de 2005 aconteceu no Brasil um dos mais surpreendentes, audaciosos e inteligentes roubos de banco da história desse país. No assalto foram levados 164 milhões de reais do Banco Central de Fortaleza – CE.

A quadrilha que era composta por dezenas de pessoas, adquiriu uma casa próxima ao banco e nos muros da residência perfuraram o subsolo construindo assim um túnel de 80m de extensão, que deu acesso ao caixa forte da constituição bancária.

O curioso é que um caso muito parecido com esse ocorreu em Londres, na Inglaterra, no ano de 1971. Quando o principal banco Londrino foi assaltado também através de um túnel onde foram levados dos cofres milhões de libras, muita jóia e outros pertences. O caso foi abafado e na época esteve por pouco tempo nas manchetes dos jornais, pois pessoas muito influentes da sociedade britânica estavam envolvidas no roubo.

Esse fato ganhou as telas do cinema o ano passado com o filme de suspense Efeito Dominó, que trouxe na integra simulações de como aconteceu à fantástica arremetida.

REFLEXÃO

Como atualmente o mundo vive da imitação, não acho nada impossível que a quadrilha brasileira tenha se inspirado nesse assalto da década de 70.